1. De cor pouco definida, entre o amarelado, o acastanhado e o acinzentado (ex.: gata parda; papel pardo). 4. Cor pouco definida, geralmente escura, entre o amarelado, o acastanhado, o acinzentado e o preto.
O preenchimento do campo denominado raça, cor, etnia deve respeitar o critério de autodeclaração, em conformidade com a classificação utilizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, observando as seguintes variáveis: branco, preto, pardo, amarelo e indígena.
Basicamente, o subtom de pele é a cor de fundo da pele de cada pessoa. Ou seja, define se a pele é amarelada, azulada, neutra, esverdeada ou outras. Sobretudo, ela pode variar em peles brancas, entre rosado ou amarelado. Já, em peles negras, pode variar entre azulado ou avermelhado.
certidão de nascimento Em geral, a certidão de nascimento (a do próprio candidato ou dos seus antepassados) será o documento usado para essa checagem. Nela, deverá constar a informação de que o indivíduo em questão é negro ou pardo - sempre segundo os critérios do IBGE - para que a autodeclaração seja válida.
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os pardos são os brasileiros que se consideram "morenos" ou "mulatos". Nas regiões Sul e Sudeste, a população parda geralmente tem origem africana. Na região Norte, por sua vez, grande parte dos pardos é descendentes de indígenas.
substantivo masculino [Antigo] Animal conhecido por ser muito feroz; leopardo.
O manual do IBGE define o significado atribuído ao termo como pessoas com uma mistura de cores de pele, seja essa miscigenação mulata (descendentes de brancos e negros), cabocla (descendentes de brancos e ameríndios), cafuza (descendentes de negros e indígenas) ou mestiça.
2. Naturalizar a pergunta "qual é a sua cor ou raça/etnia?", ou seja, integrá-la ao conjunto de informações (nome, idade, sexo etc....) de forma natural; 3. Dialogar com cada usuário(a) e orientar como se autoclas- sificar, quando não souber; 4.
Pardo, na definição do manual é uma mistura de cor, ou seja, é uma pessoa gerada a partir de alguma miscigenação, seja ela "mulata, cabocla, cafuza, mameluca ou mestiça". Sem dúvida são pardos os filhos de indivíduos brancos (ou indígenas) com pretos – afro-descendentes.
O candidato pardo no Sisu deve fazer uma autodeclaração para justificar a sua inscrição pela lei de cotas. Nesse documento, ele declara que possui aspectos fenotípicos condizentes com as cotas raciais.