Quanto aos efeitos, a preclusão é responsável pela impulsão do processo (força motriz), ou seja, determina a sequência do procedimento. Quando o processo chega ao fim, ocorre a preclusão máxima, qual seja, a irrecorribilidade de decisão final. A preclusão também pode levar a invalidades processuais, como visto.
A preclusão é um acidente processual que ocorre quando uma das partes de um processo perde o direito de se manifestar em dado momento no processo, seja pela perda do prazo, pela não apreciação das normas ou pela perda do momento oportuno.
Como citado logo no início deste artigo, a preclusão temporal acontece quando o prazo legal para algum ato processual previamente estipulado não é respeitado. Funciona, por exemplo, nos casos de contestação: se ela não for apresentada dentro do prazo, estará sujeita à preclusão.
Por essa razão, costuma-se estudar 4 tipos de preclusão:
A este fenômeno, de perder o prazo ou a forma para praticar um ato, chamamos de preclusão temporal. Exemplo maior encontra-se no art. 183, do Código de Processo Civil, in verbis: "Art.
A preclusão significa, para Chiovenda, a perda, extinção ou consumação de uma faculdade processual pelo fato de se haverem alcançado os limites assinalados por lei ao seu seu exercício. ... Tem-se, portanto, três principais espécies de preclusão: a) preclusão temporal; b) preclusão lógica; c) preclusão consumativa.
Para as partes, a preclusão pode se dar quando o ato não for praticado dentro do prazo estipulado (preclusão temporal); quando houver incompatibilidade com um ato anteriormente praticado (preclusão lógica); ou quando o direito à prática daquele ato já houver sido exercido anteriormente (preclusão consumativa).
No processo, inúmeras são as razões pelas quais alguma prova venha a ser descoberta depois do prazo de dez dias, que é o prazo para confecção desta defesa primeva. Deste modo, não pode ser esta contingência que impeça a possibilidade de se provar a inocência de uma pessoa. O art.
No processo penal, a perempção ocorre apenas quando se trata de ação privativa. ... Logo, a perempção tem origem na inércia do querelante no curso da ação penal privada, impedindo a demanda de prosseguir. Acarreta a extinção da punibilidade do querelado.
Preclusão é a privação do direito de manifestação no processo. O impedimento de agir nos autos ocorre pela não conformidade com os prazos e formas previstas no direito processual civil. Inicialmente o termo pode causar a impressão de ser algo extremamente complexo e estranho.