1. Soberano de um ducado. 2. Título de nobreza imediatamente superior ao de marquês.
Um duque é um indivíduo que possui o mais alto título de nobreza. Este reconhecimento, superior ao obtido por um marquês, costuma ser concedido por um monarca para expressar sua gratidão ou para distinguir os descendentes da família real que não são herdeiros.
DUQUE – É o mais elevado título de nobreza nas principais monarquias ocidentais, abaixo apenas de príncipe – normalmente o filho da família reinante – e tem origem no Império Romano, cujos comandantes militares recebiam o nome de dux, palavra latina que significa aquele que conduz, o que vai à frente, o pastor.
Duque - esse é o título nobre (lembre-se de que Nobre e Real são coisas totalmente diferentes) mais elevado. Dependendo da região, há seus derivados, como: Grão-duque, na Rússia, e Arquiduque, na Áustria. O pessoal tem que tratar esses sujeitos assim: Vossa Realeza Imperial, Vossa Alteza Real ou Vossa Alteza.
Duque e Duquesa Os duques e duquesas são membros da nobreza, logo abaixo do monarca, que, historicamente, controlavam um ducado. Os duques eram os governantes das províncias e os colegas de mais alta patente do rei. A esposa de um duque é uma duquesa.
O duque era o nobre mais poderoso depois do rei - ele reecbia grandes terras para administrar. Em seguida estava o marquês, que governava os marquesados, terras de fronteiras. Já o conde, terceiro título em ordem de importância, assessorava o rei em diversos assuntos, do recebimento de impostos a combates militares.
O duque era o nobre mais poderoso depois do rei - ele reecbia grandes terras para administrar. ... Já o conde, terceiro título em ordem de importância, assessorava o rei em diversos assuntos, do recebimento de impostos a combates militares. Ele também administrava os condados, áreas menores do que os marquesados.
O duque é o cara – nível mais alto após a família real. Depois vem o marquês, com menos terras e em regiões fronteiriças do reino. O conde é o assessor do rei para vários assuntos, assim como o vice-conde, ou visconde.