[ Citologia ] Última fase da mitose celular, durante a qual se formam novos núcleos em redor de cromossomas separados durante a anáfase.
Primeiro período da mitose, durante o qual se verifica um espessamento dos cromossomas que se contraem e se desenrolam.
Fase de mitose ou de divisão meiótica que sucede à profase e que antecede a anafase. Caracteriza-se pelo movimento dos cromossomas que vão ocupar o plano equatorial.
→ Fases da mitose Prófase: inicia-se logo após a interfase, uma longa etapa na qual ocorrem aumento da célula, produção de organelas e a duplicação dos cromossomos. Na prófase, os cromossomos aumentam sua condensação, e o nucléolo, local onde os ribossomos são formados, desaparece.
A prófase é a primeira fase da mitose e da meiose, onde os cromossomos se condensam, os nucléolos e a carioteca se desfazem, dispersando seus componentes no citoplasma.
Na mitose, a prófase caracteriza-se pela individualização dos cromossomos duplicados no interior do núcleo, pelo aparecimento do fuso mitótico e pela decomposição da membrana nuclear (carioteca) e é o início da mitose. ... Acontece duplicação dos centríolos e formação dos fusos e áster.
A anáfase é a fase na qual as cromátides irmãs dos cromossomos duplicados são separadas, puxadas através do encurtamento dos microtúbulos que estão ligados aos cinetócoros e da degradação das moléculas de tubulina que mantém as cromátides irmãs juntas.
A mitose é o processo de divisão celular de uma célula-mãe em duas células-filhas idênticas a ela e entre si, com a mesma taxa de material genético. Ela é dividida nas seguintes fases: prófase, metáfase, anáfase e telófase, tendo fim na citocinese, que é a separação do citoplasma das novas células.