2 Jur Crime que consiste no fato de uma pessoa adquirir, receber ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ter sido obtida por meio doloso ou fraudulento ou induzir outrem a fazê-lo de boa-fé. ... Receptação dolosa , Jur : recebimento ou aquisição de algo que se sabe ser produto de crime.
Tem a mesma origem de receber: é o Latim RECIPERE, "tomar de volta, entrar em posse de", de RE-, "outra vez", mais CAPERE, "tomar, pegar, agarrar".
Significado de Receptação substantivo feminino Ato de receptar, de encobrir ou esconder objetos furtados: a receptação de furtos constitui cumplicidade.
Quem recebe alguma coisa. Exemplo de uso da palavra Receptador: João foi receptor dos produtos.
Segundo, há um crime no Código Penal chamado favorecimento real. O nome é confuso, mas diz a lei que é crime "prestar a criminoso, fora dos casos de co-autoria ou de receptação, auxílio destinado a tornar seguro o proveito do crime". ... É quem, por exemplo, ajuda a encobrir o crime que já aconteceu.
Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.
Art. 180. Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte: Pena - reclusão, de um a quatro anos, e multa.
Que ou aquele que recepta , recolhe, guarda ou esconde coisas roubadas por outrem ou subtraídas aos direitos fiscais. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: recetador. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: receptador.