1. Aquele que sabe teologia ou que é versado nesta ciência. ... Estudante de teologia.
Significado de Teólogo adjetivo Que se dedica a teologia; teológico. substantivo masculino Indivíduo que se especializou em teologia. [Por Extensão] Pessoa que estuda teologia.
Constituída de dois termos gregos: theos (deus) e logos (palavra, estudo) a palavra teologia significa de um modo amplo um discurso sobre Deus. A palavra teologia não tem sua origem no mundo cristão. ... Platão foi o primeiro filósofo a fazer uso da palavra teologia.
O Teólogo é um profissional que procura fazer a ligação entre a religião e outras áreas do conhecimento, e entender a influência dessas coisas na vida das pessoas, especialmente nas áreas de ciências humanas, como é o caso da Sociologia, Antropologia e Psicologia.
A origem do termo nos remete à Hélade — a Grécia Antiga. O termo "teologia" aparece em Platão, mas o conceito já existia nos pré-socráticos. ... A incorporação do termo "teologia" pelo cristianismo teve lugar na Idade Média, entre os séculos IV e V, com o significado de conhecimento e saber cristão acerca de Deus.
Etimologicamente a palavra Teologia é a união de dois termos gregos: theós = Deus + logia = ciência. Portanto, podemos compreender Teologia como sendo um saber ou uma ciência de/sobre Deus. Trata-se de um estudo sistemático sobre Deus, ou seja, a sua essência, seus atributos e a sua existência.
- Desenvolver a totalidade dos ensinamentos religiosos dogmático ou doutrina da fé; ... - Assim como, orientar a doutrina da criação, da revelação do transcendente e refletir sobre a visão de mundo. Doutrina de Deus no antigo e novo testamento. Como exposto em estudo anterior, a teologia enfoca também a doutrina de Deus.
O teólogo pode trabalhar como professor de religião, filosofia ou ética em escolas, igrejas e universidades, onde também pode ser pesquisador acadêmico. Pode também entrar para o sacerdócio em sua religião, como pastor, padre ou outra função, ou trabalhar como capelão em instituições públicas.