substantivo masculino Mecanismo de proteção que, colocado sobre as rodas dos automóveis, é usado contra pedras, detritos ou lama, que podem danificar o veículo.
Embora muitas pessoas escrevam a palavra sem hífen (paralama), ela está errada. A forma correta de escrita é para-lama, com hífen. O para-lama é parte da carroceria de um veículo, é um anteparo recurvado que fica sobre as rodas para proteção contra respingos de água, lama ou detritos.
Plural: pára-lamas . ... Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: pára-lama.
O que é o para-lama? Olha, o para-lama é uma peça automotiva que fica por cima da lataria e que vai das portas aos faróis. Ele protege a lataria do carro contra respingos de água ou lama, além de pedras e outros objetos que tão na pista.
Peça de papel ou pano encaixilhado que se põe diante dos fogões de sala para resguardar do calor directo do fogo. Plural: pára-fogos |fó| . Plural: pára-fogos |fó| .
Para-lama: características principais. O para-lama de carro é uma peça encaixada entre o para-choque e a porta dianteira do veículo. Feito de metal, esse item da lataria compõe a estrutura do automóvel e garante a ele um design mais moderno, acompanhando o formato dos faróis dianteiros.
O para-lama é um item indispensável em qualquer veículo automotor. Parte integrante da carroceria, o para-lama se estende das rodas até o para-choque e se encontra tanto do lado direito como do lado esquerdo de um veículo.
Pois foi o uso que consagrou a forma "joões" como plural de "joão", palavra presente em inúmeros compostos de nossa língua ("joão-teimoso", "joão-de-barro", "joão-ninguém", "joão-bobo", que, no plural, fazem, respectivamente, "joões-teimosos", "joões-de-barro", "joões-ninguém", "joões-bobos").
A diferença do parabarro do paralama é a seguinte: o parabarro fica escondido dentro da parte lateral do carro, que é chamada de paralama.