1. Cada uma das oito partes iguais de um todo.
Os oito primeiros dias da Páscoa constituem as oitavas da Páscoa e são celebradas como solenidades ao Senhor. Desde 30 de abril de 2000, o "segundo domingo de Páscoa", que conclui a oitava da Páscoa, é também conhecido como Domingo da Divina Misericórdia.
Sempre que se termina um ciclo e a nota volta a ser dó, completa-se uma oitava. Repare que "si" é o 7º grau de dó (confira nossa apostila completa de teoria musical para entender isso bem), fazendo com que Dó seja o oitavo grau.
SEGUNDA-FEIRA DE PENTECOSTES Corresponde igualmente, a oitava de Pentecostes à oitava da Páscoa. A santa Igreja ocupa-se amorosamente dos filhos recém-nascidos pela graça batismal. A eles se dirigem por isso os textos da santa Missa, falando-lhes do Batismo, da Eucaristia e mais particularmente da Confirmação.
Significado de Oitava substantivo feminino Cada uma das oito partes iguais em que alguma coisa pode ser dividida. Música Conjunto de oito notas sucessivas contidas no intervalo de oito sons. Oitava nota da escala diatônica, que tem o mesmo nome da primeira.
Um outro detalhe interessante é o chamado Tempo Pascal. O Tempo Pascal, é o período que vai desde o Domingo da Ressurreição (a começar do Domingo da própria Páscoa) até o Domingo de Pentecostes (sétimo domingo após o Domingo da Páscoa).
Em música, uma oitava é o intervalo entre uma nota musical e outra com a metade ou o dobro de sua frequência. Refere-se igualmente como sendo um intervalo musical de 2/1. O nome de oitava tem a ver com a sequência das oito notas da escala maior: dó, ré, mi, fá, sol, lá, si, dó, a que se chama igualmente "uma oitava".
Oitavar é cantar em uma oitava acima ou abaixo (ou 2 3 4 5 6 oitavas). O termo oitavar faz referência a cantar em oito notas acima ou abaixo. Quando alguém canta no agudo enquanto outro canta no grave entende-se que um está oitavando a voz do outro.