A última variação é a murcote (ou morgote) que é, na verdade, um híbrido da tangerina e da laranja. "Por isso, a casca é mais aderida, mas os gomos descolam fácil".
É o cruzamento entre a laranja (citrus auratium) com a tangerina (citrus reticulata). É uma das menores tangerias, é adocicada e cheia de caldo. Sua casca é mais fina. Também chamada de tangerina morgote, murcote ou laranja morgote.
Além de ser marcante, seja pelo cheiro, pela cor ou propriedades benéficas, a tangerina tem ainda nome que não acaba mais, como bergamota, mimosa, ponkan, laranja-cravo, murcote, mexerica e vários tipos, como mexerica, mexerica cravo.
A tangerina (Citrus reticulata), também conhecida como mexerica, laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, poncã (ou ponkan), manjerica, laranja-cravo, mimosa e bergamota, é uma fruta cítrica de cor alaranjada e sabor adocicado.
O que é Murcote: Se refere a um tipo híbrido de tangerina.
Mimosa é tangerina, robson, laranja-mimosa, mandarina, fuxiqueira, poncã, manjerica, laranja-cravo, vergamota, clementina, ou mexerica!
Tangerina montenegrina (ou mimosa) tem um sabor bem acentuado, é pequena e de cor alaranjada forte.
Tanto a ponkan quanto a mexerica são tangerinas, com sabor, aroma e aspecto bem parecidos. ... Os especialistas ainda apontam uma outra distinção: a mexerica possui em sua casca muito mais óleos essenciais – substâncias que deixam aquele cheiro forte e ácido quando se descasca a fruta – do que a ponkan.
A árvore que produz a mexerica é originária provavelmente do Sudeste Asiático e foi introduzida no Brasil pelos portugueses. De porte médio, a mexeriqueira desenvolve-se bem em climas tropicais úmidos e subtropicais.
Em linhas gerais, a mexerica é uma espécie específica da tangerina. Ou seja, é um tipo de tangerina, fruto da planta "Citrus deliciosa", e que tem a característica de ser um pouco menor que uma tangerina normal. Ela se destaca por ter a capacidade de se adaptar bem a climas tropicais, podendo ser colhida o ano todo.