Significado de mesozoico Era geológica situada entre a paleozoica e a cenozoica, caracterizada pelo desenvolvimento das gimnospermas, pela preponderância e variedade dos répteis e pelo aparecimento das aves e de algumas espécies de mamíferos, com duração de 125 milhões de anos. ... Etimologia (origem da palavra mesozoico).
A Era Mesozoica também é chamada de Idade dos Dinossauros e durou entre 248 milhões a 65 milhões de anos atrás. ... No início da Era Mesozoica, os continentes como os conhecemos hoje estavam unidos em uma massa continental denominada Pangeia. O continente Pangeia era dividido em Laurásia ao Norte e Gondwana, ao Sul.
A era Mesozoica sucede a era Paleozoica ("vida antiga") e precede a era Cenozoica ("vida nova"), ambas de seu éon. Divide-se nos períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo, do mais antigo para o mais recente.
A era Mesozoica iniciou-se a cerca de 250 milhões de anos atrás, ela ficou marcada pelo intenso vulcanismo e consequente derrame de lavas em várias partes do globo. Também ficou caracterizada pelo processo de sedimentação dos fundos marinhos, que originou grande parte das jazidas petrolíferas hoje conhecidas.
ce·no·zói·co |ói| 1. [ Geologia ] Era geológica que sucede o Mesozóico e precede o Antropozóico e que contém fósseis de espécies que ainda hoje vivem. ... [ Geologia ] Relativo ou pertencente a esse período (ex.: era cenozóica).
1. Relativo a animais ou vegetais cujas espécies se extinguiram. ... Que encerra restos desses animais ou vegetais.
Características
Os dinossauros e outros répteis surgiram no Triássico, primeiro período da era Mesozoica, há aproximadamente 245 milhões de anos.
Significado de Cenozóico adjetivo Diz-se da era geológica que compreende os períodos Quaternário e Terciário, a cujos fósseis pertencem muitas espécies que ainda hoje vivem. É caracterizada pela evolução rápida de mamíferos, aves, gramíneas, arbustos e plantas floríferas e por poucas alterações nos invertebrados.
é, também, o período conhecido como a "Era dos Dinossauros" devido à predominância destes répteis tanto na água, quanto no ar e na terra. Quanto à flora as coníferas já eram bastante abundantes, assim como as gimnospermas. Começam a surgir, também, as angiospermas.