substantivo masculino Aquele que é filho somente de um dos pais, assim, irmão ou por parte da mãe ou por parte do pai.
É uma palavra composta por um adjetivo e um nome. O adjetivo, neste caso meio, concorda em género com o nome, por isso, toma a forma feminina, meia: Ela é meia-irmã dele. A outra forma não existe.
Os irmãos bilaterais, são os nascidos do mesmo pai e da mesma mãe, já os unilaterais, são os irmãos que tem por ligação somente um dos genitores, pai ou mãe.
Se alguém diz: "Eu amo a Deus", mas odeia o seu irmão, é mentiroso. Pois ninguém pode amar a Deus, a quem não vê, se não amar o seu irmão, a quem vê. O mandamento que Cristo nos deu é este: quem ama a Deus, que ame também o seu irmão.
Incesto é a atividade sexual entre membros de uma família ou entre parentes que possui uma relação de consanguinidade (relações de sangue). ... Algumas culturas estendem o tabu do incesto a parentes sem consanguinidade, como irmãos de leite e irmãos adotivos.
Para a psicanalista Ana Olmos, especializada em crianças e adolescentes, é preciso que os pais tenham uma boa percepção da personalidade dos filhos. Especialmente os do meio, também chamados de filho sanduíche. "Ele está apertado entre o primeiro e o terceiro. Se o caçula for muito mimado, ele dança mesmo.
A chamada Síndrome do Filho do Meio ocorre quando as crianças se sentem pouco importantes em relação aos irmãos por não receberem atenção suficiente dos pais. Como consequência, agem para chamar a atenção e são propensos a ter baixa autoestima, podendo desenvolver crises de identidade.
Os irmãos bilaterais, são os nascidos do mesmo pai e da mesma mãe, já os unilaterais, são os irmãos que tem por ligação somente um dos genitores, pai ou mãe.