Heterónimo e não "hetenónimo" é «personalidade criada por um escritor, com mundividência e carácter próprios». Alberto Caeiro é um dos heterónimos de Fernando Pessoa. Ortónimo é o nome real, verdadeiro, por exemplo desse escritor (o ortónimo de Alberto Caeiro é Fernando Pessoa).
Ortónimo é termo que usado para referir a autoria dos poemas, textos, obras publicadas e assinadas por Fernando Pessoa. Foi o próprio quem o explicou assim na tábua bibliográfica publicada no número 17 da revista Presença, em 1928.
A Poesia Ortônima vigora o nome completo e correto criado pelo autônimo. É o nome que corresponde ao autor da obra quando este não assina os seus trabalhos sob algum pseudônimo ou heterônimo. ... Fernando Pessoa é, pois, o ortônimo de Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Bernardo Soares e Ricardo Reis — suas criaturas.
A criação do ortônimo Fernando Pessoa, assumida pelo autor através de sua própria assinatura, está publicada nos livros Cancioneiro e Mensagem. O primeiro engloba poesia lírica, perfeitamente rimada e metrificada, de teor intensamente simbolista; é o único volume produzido no idioma português pelo poeta.
Ortônimo significa basicamente: real, verdadeiro. É quando um autor assina com seu nome verídico a obra, ou seja, quando não se faz o uso de pseudônimo. E heterônimo são nomes de pessoas imaginárias, a quem um escritor atribui a autoria de certas obras suas, com características específicas.
Resposta: de forma coloquial: A diferença consiste em que o pseudônimo é um "nome falso", exemplos: "João" que é muda para "Joca" e assim é conhecido, ou seja, é, tecnicamente, um nome falso. Heterônimo: é vários nomes ao mesmo indivíduo, como escritores, que atribuem vários nomes a cada obra literária.
O poeta, que morreu em 30 de novembro de 1935, em Lisboa, é um dos principais autores do modernismo português. Pertencente à Geração de Orpheu, Fernando Pessoa produziu textos caracterizados pelo nacionalismo crítico e pela liberdade formal, além de conterem traços do simbolismo, cubismo e futurismo.
Três deles eram mais usados pelo poeta: Alberto Caeiro, Ricardo Reis e Álvaro de Campos. Há também Bernardo Soares, considerado um semi-heterônimo, pois esse tinha características bem parecidas com as do próprio Fernando Pessoa.
Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis são os heterônimos de Fernando Pessoa, um dos maiores escritores da literatura em língua portuguesa. Fernando Pessoa nasceu no dia 13 de junho de 1888, na cidade de Lisboa, Portugal. Levou uma vida anônima e solitária e morreu em 1935, vítima de uma cirrose hepática.
Os heterônimos criados por esse ilustríssimo autor foram: Alberto Caeiro, Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Bernardo Soares.