Origem do nome O nome do município de Magé é uma derivação de seu nome original "Magepe-mirim" cujo significado seria "Cacique pequeno". O nome atual fora adotado a partir de 9 de junho de 1789, quando da emancipação político-administrativa.
O atual município tem origem no povoado de Majepemirim, fundado em 1565 por colonos portugueses. Possuía um dos principais portos da região, onde muitos navios negreiros descarregavam os escravos. Em 1696, foi criada a freguesia e, em 1789, o conselho com a designação atual. A vila foi elevada a cidade em 1857.
Magé - Dicio, Dicionário Online de Português.
Magé é uma cidade de Estado do Rio de Janeiro. Os habitantes se chamam mageenses. O município se estende por 388,5 km² e contava com 245 071 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 630,8 habitantes por km² no território do município.
Guia de Pacobaíba também conhecido como Praia de Mauá, é um bairro-distrito de Magé, no estado do Rio de Janeiro. É a sede e bairro mais importante do 5º Distrito, que leva o seu nome. Possui uma população estimada em 40 mil habitantes. Está localizada em torno de 50 quilômetros da capital fluminense.
Em Síntese de 31-XII-1994, o município é constituído de 5 distritos: Magé, Guia de Pacobaíba, Inhomirim, Santo Aleixo e Suruí.
O nome do município de Magé é uma derivação de seu nome original "Magepe-mirim" cujo significado seria "pequeno lugar do pajé. O nome atual foi adotado a partir de 9 de junho de 1789, quando da sua emancipação político-administrativa.
A História de Magé Em 1565, após a expulsão dos franceses do Rio de Janeiro, Simão da Mota é agraciado por Mem de Sá com uma sesmaria e edifica sua moradia no Morro da Piedade, próximo do qual, ainda hoje, existe o porto de mesmo nome, a poucos quilômetros da atual sede municipal.
Pelo Alvará de 12-01-1755 e Resolução Régia de 25-11-1815, é criado o distrito de Inhomirim, e anexado a vila de Magé.
Que é pouco abundante.