O Plano de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde tem o objetivo de reduzir a produção de resíduos, evitar desperdício de materiais e proporcionar aos resíduos gerados um tratamento seguro, de forma eficiente, com foco na proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do ...
O PGRSS é baseado em normas científicas, normativas e legais, que tem como objetivo minimizar a produção e proporcionar aos resíduos gerados um encaminhamento seguro, sendo um documento norteador das etapas do gerenciamento que deve ser elaborado de acordo com as características e volume dos resíduos gerados.
Objetivos na gestão de resíduos A gestão dos resíduos sólidos tem como objetivo principal: reduzir o consumo de recursos naturais e geração de resíduos, e assim evitar problemas com multas ambientais ou inadimplência legal, preconizando o respeito a toda legislação vigente.
Todos geradores de resíduos previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos são obrigados a elaborarem o PGRS. Assim, eles demonstram a sua capacidade de dar uma destinação final ambientalmente adequada e de realizar a gestão de resíduos adequadamente.
De acordo com a RDC ANVISA nº 306/2004 o gerenciamento dos RSS constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e operacionalizados a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais, com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento ...
Assim, o PGRS auxilia no estudo da avaliação da minimização da geração dos resíduos. Caso não seja possível utilizar-se da lógica dos 3Rs, deve-se realizar o tratamento do resíduo. ... Portanto, a importância da implantação de um PGRS é enquadrar o empreendimento em leis ambientais, minimizando a geração de resíduos.
O PGRSS (Plano de Gerenciamento e Resíduos de Serviços de Saúde) é um instrumento de gestão dos resíduos de estabelecimentos prestadores de serviços de atendimento à saúde humana e animal, com o objetivo de promover a proteção à saúde pública, à saúde ocupacional dos trabalhadores e ao meio ambiente.
O gerenciamento dos resíduos de saúde tem por objetivo minimizar a sua geração e proporcionar um destino seguro, de forma eficiente, visando à proteção dos profissionais que realizam o seu manejo, a preservação da saúde pública, dos recursos naturais e do meio ambiente.
O Gerenciamento de Resíduos Sólidos tem como objetivo reduzir o volume, dar tratamento adequado aos resíduos gerados, bem como conscientizar os responsáveis acerca das boas práticas ambientais para a correta gestão dos resíduos sólidos, considerando a não geração, evitando perdas, a redução, reutilização, reciclagem e ...
Além de auxiliar na preservação do meio ambiente por meio de processos ecologicamente corretos, desde o descarte até a destinação final, o gerenciamento de resíduos sólidos ajuda na redução de custos em diversos processos e na identificação de oportunidades, para reduzir o volume de resíduos gerados.