Ibá de Ori (em iorubá: Igbá Ori) é o assentamento sagrado da cabeça de um indivíduo na cultura nagô-vodum, identificado no jogo do merindilogum pelos odu ossá.
Você deve cuidar de seu Orí como cuida de seu corpo: com água limpa e cristalina, com boas palavras e bons pensamentos, com coragem, com autoestima, com boas ideias, com a aprendizagem de algo novo, com o movimento do corpo, com generosidade e bom caráter.
Ibá (igbá) é o termo iorubá que designa os elementos simbólicos nos altares das religiões de matriz africana. Ibá quer dizer cabaça, continente primeiro na criação do universo na cosmogonia nagô.
Louvar Orí diariamente, em jejum, e com disciplina é uma das maneiras eficientes de estar despertando Orí, para que ele traga novas oportunidades, novas pessoas para a sua vida que te ajudem a caminhar no rumo certo ao seu destino.
Igba Ori utilizado para iniciação no culto africano e de ifa . Ori palavra da língua yoruba que significa literalmente cabeça, refere-se a uma intuição espiritual e destino. ... Acredita-se que o Ori e o Odu - signo regente de seu destino que escolhemos, determina nossa fortuna ou atribulações na vida.
Ori, palavra da língua iorubá que significa literalmente cabeça, refere-se a uma intuição espiritual e destino. Ori é o Orixá pessoal, em toda a sua força e grandeza. Ori é o primeiro Orixá a ser louvado, representação particular da existência individualizada (a essência real do ser).
Resposta: em água corrente limpa, ou num jardim, aconselho num gramado bem bonito ou no pé de uma arvora bem bonita.
Ibá (em iorubá: Igbá) é uma palavra da língua iorubá que designa a cabaça que contém os objetos de culto e de adoração a um Orixá, muito utilizado nos assentamentos sagrados ibá orixá, indispensável na obrigação de oiê e axexê. Também serve de vasilha para incontáveis utilidades.
Do ponto de vista religioso, fazer um assentamento é reforçar a conexão entre um indivíduo ou grupo e o orixá a partir de uma delimitação espacial, é criar um lugar sagrado para cultuar e cuidar da divindade da forma mais apropriada.