O grupo funcional dos álcoois abrange os compostos orgânicos que possuem o grupo hidroxila (OH) ligado a um carbono saturado.
As bases são compostos inorgânicos que, em meio aquoso, liberam como único ânion o hidróxido (OH-), e seus cátions variam, sendo, geralmente, metais. A nomenclatura desses compostos baseia-se nessa sua formação, em que sempre se escreve primeiro "hidróxido de" seguido do nome do cátion.
Em química, uma hidroxila ou hidroxilo (também chamada de oxidrila) é um grupo funcional presente nas bases dos hidróxidos, representado pelo radical OH e formado por um átomo de hidrogênio e um de oxigênio.
Os álcoois (função álcool) são compostos que apresentam como grupo funcional a hidroxila (‒OH), ligados a carbonos saturados, em sua estrutura. Podem possuir insaturações, cadeias cíclicas e ramificações. Em geral são solúveis em água e até onze carbonos são líquidos.
A nomenclatura dos enóis segue a nomenclatura dos álcoois. Como todo e qualquer enol possui o grupamento ‒CH=CH‒OH, automaticamente terá em seu nome a palavra enol, sendo apenas precedida do prefixo relacionado ao número de carbonos da cadeia.