Aquilo que é dito ou feito para caçoar de alguém ou de alguma coisa; CAÇOADA; TROÇA; ZOMBARIA: Cantigas de escárnio e maldizer. 2. Atitude, manifestação de desdém, menosprezo, desconsideração: Olhou com escárnio para aquele que o reprovou.
Significado de Escárnio Comportamento que demonstra desdém por algo ou alguém; menosprezo: tinha escárnio em relação aos próprios eleitores. O que pode ser alvo desse comportamento; desdém: não aguentou seu escárnio e preferiu se separar.
A Cantiga de escárnio é a sátira indireta, sutil, irônica, sarcástica, evitando-se citar o nome da pessoa-alvo da zombaria. Veja o exemplo.
Do latim "irrisorius", burlesco, que provoca escárnio ou mofa. Que merece escárnio ou zombaria; destituído de bom senso; cômico; que provoca riso por inadequação ao que é socialmente aceito; que denota mau gosto; espalhafatoso, vulgar. ... O radical deriva do verbo latino "ridere", portanto sempre com "i".
Significado de Maldizer substantivo masculino Maledicência; fala maldosa; ação de quem difama ou busca denegrir. verbo transitivo direto e intransitivo Difamar; falar mal de alguém; atacar a boa reputação de: ele maldizia os amigos pelas costas; preferia maldizer à elogiar.
Cantigas de Escárnio: nestas cantigas o nome da pessoa satirizada não aparecia. As sátiras eram feitas de forma indireta, utilizando o duplos sentidos. Exemplo: a música da dupla Maiara e Maraisa, "Quem ensinou fui eu".
Cantiga de escárnio: são composições em que se critica alguém através da zombaria do sarcasmo. Trazem sátiras indiretas por encobrir a agressividade através do equívoco e da ambiguidade. ... Muitas vezes, há trechos de baixo calão e a pessoa alvo da cantiga é citada nominalmente.
O trovadorismo foi a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Surgiu no século XII, ainda na época da formação do Estado nacional português. Este período da literatura portuguesa vai até o ano de 1418, época do início do Quinhentismo.