Abreviatura de doutora. Palavras relacionadas: SS, Rg, BE, Uup, Uus, q.e.d., N.B.
6) E exemplifica o referido autor: "Assim, v. g., Rh (recebi hoje); D.R.A. (distribua-se, registre-se, autue-se) etc.".
A palavra doutora permite duas abreviações. São elas: Dr. ª ou Dra. Para o plural a forma correta é Dras.
O "c/c" (combinado com) tem aplicação quando se trata de causa de adequação típica mediata. Nestes casos, é necessária a combinação de dois dispositivos para que se consiga tipificar a conduta de alguém.
Compare: professor (prof.), professores (profs.), doutor (dr.), doutores (drs.), professora (profª), doutora (dra.), professoras (profªs), doutoras (dras.).
Não há abreviação para a palavra doutorando. Doutorando é o nome dado ao aluno de um curso de doutorado que está para receber o título de doutor. Ele ainda não concluiu o curso e por isso não possui um título acadêmico.
sentença signinica que a senteça foi prolatada. o r. é abreviatura de respeitável. O inteiro teor da sentença poderá ser consultado diretamente no Cartório onde o processo tramitou ou mediante seu advogado(a).
Sentença – De acordo com o CPC, a sentença é o pronunciamento por meio do qual o juiz "põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução". Isso significa que, por meio da sentença, o juiz decide a questão trazida ao seu conhecimento, pondo fim ao processo na primeira instância.
Especialistas afirmam que devido à tradição, não é errado chamar médicos e advogados de doutores. Porém, frisam que não pode haver imposição para o uso do termo, pois na legislação brasileira não há nenhuma norma que determine que qualquer profissional sem título de doutorado seja chamado de doutor.
A maneira correta de cumprimentar um advogado, seja em pessoa ou por telefone, é usar os prefixos "Sr." ou "Srª." dependendo do gênero e do sobrenome.