[ Psicologia, Psiquiatria ] Relativo a eutimia ou a tranquilidade de espírito (ex.: estado de humor eutímico).
A eutimia, usualmente, é definida como a remissão dos sintomas, entretanto, idealmente, seria o período no qual o paciente não apenas estaria sem sintomas, mas (re)integrado funcionalmente em suas atividades de rotina. O objetivo do tratamento, portanto, é manter o paciente sem sintomas.
Na euforia ou mania o humor fica exaltado com aumento de energia de forma desproporcional. Além disso, o indivíduo se irrita facilmente e o fluxo de ideias é extremamente acelerado.
O temperamento hipertímico é um tipo de personalidade que se caracteriza por um humor e disposição excepcionalmente positivos.
Humor deprimido Um forte sentimento de tristeza, desesperança em relação ao futuro, falta de ânimo frente à quase todas as situações são sintomas comuns apresentados pela pessoa deprimida. Muitas vezes, o indivíduo relata estar se sentindo "vazio".
Uma avaliação psiquiátrica, ou triagem psicológica, é o processo de coletar informações sobre uma pessoa dentro de um serviço psiquiátrico, com o objetivo de fazer um diagnóstico.
Hipotimia: é o humor modulado para baixo, triste ou deprimido.
De modo geral, são aquelas pessoas que sabem os momentos e assuntos apropriados para se fazer uma piada ou comentário engraçado. Vale destacar que o senso de humor é identificado de diversos tipos.
"A mania (euforia) é caracterizada por: período de humor anormal, persistentemente elevado, expansivo ou irritável e aumento da atividade ou da energia", afirma a psiquiatra Erika Mendonça.