As cooperativas agrícolas servem para conseguir escoar, da melhor maneira possível, a produção agropecuária. Os preços de compra são razoáveis e justos, não prejudicando os produtores rurais.
As cooperativas rurais são associações autônomas, compostas de maneira voluntária por produtores rurais e pequenos agricultores, visando o beneficiamento mútuo de seus membros por meio da união de esforços para venda de seus produtos, compra de insumos e capacitação.
O funcionamento dessas cooperativas é bem simples: um número de produtores rurais com uma mesma atividade se organizam e unem suas produções para vendê-la ao mercado em grandes quantidades, bem como comprar insumos diretamente da indústria.
Como se afiliar a uma cooperativa agrícola? Para ter uma experiência positiva, você deve tomar alguns cuidados antes de se tornar um cooperado. Em primeiro lugar, vá até a cooperativa, leia o estatuto e peça referências a outros associados ou ex-associados.
Cooperativa é uma organização constituída por membros de determinado grupo econômico ou social que objetiva desempenhar, em benefício comum, determinada atividade.
adjetivo Que coopera, auxiliando, contribuindo ou ajudando outras pessoas na realização de alguma coisa; que trabalha em conjunto com: para chegarmos a algum lugar nesta empresa, terá de haver um trabalho cooperativo.
Segundo o último Censo Agropecuário do IBGE, 48% de tudo que é produzido no campo passa, de alguma forma, por uma cooperativa. Elas são responsáveis por quase metade do PIB agrícola. Existem no Brasil 1,6 mil cooperativas agropecuárias, que envolvem 181 mil produtores e empregam 1 milhão de trabalhadores.
Nos últimos oito anos, o número de cooperativas agro cresceu 4%, totalizando 1.613 cooperativas até 2018, segundo dados da OCB (Organização das Cooperativas Brasileiras). São mais de 1 milhão de associados e quase 210 mil pessoas empregadas no setor.
Conheça quais são a seguir.
Dentro de uma cooperativa agrícola, produtores rurais visam as vantagens naturais de uma associação – vantagens que não teriam sozinhos. Algumas delas são assessoria técnica de veterinário, agrônomos e outros técnicos, além das garantias trabalhistas.