O anti-CCP, ou autoanticorpos contra peptídeo citrulinado cíclico, é um tipo de exame muito utilizado para auxiliar no diagnóstico da artrite reumatóide.
O CCP – Certificado de Competências Pedagógicas é um documento que permite legalmente o exercício da atividade profissional enquanto formador. Inicialmente, este documento tinha a designação de CAP – Certificado de Aptidão Pedagógica.
CONCLUSÃO: o anti-CCP foi o teste de melhor desempenho diagnóstico para a AR e o mais específico. Pode ser útil quando realizado concomitantemente com o FR nas situações de difícil diagnóstico. Palavras-chave: artrite reumatóide, diagnóstico, auto-anticorpos, antipeptídeos citrulinados cíclicos.
Os testes imunoenzimáticos recentemente desenvolvidos para dosagem de anticorpos anti-CCP (peptídeo citrulinado cíclico) têm demonstrado alta especificidade para o diagnóstico de Artrite Reumatóide em diversos estudos em diferentes etnias e condições sócio-econômicas (Tabela 1).
O fator antinúcleo (FAN), ou anticorpos antinúcleo (ANA), é um exame utilizado como rasteio para presença de autoanticorpos nos casos de suspeita de doenças autoimunes. Com a melhora técnica para realização desse teste, houve, consequentemente, aumento da sua sensibilidade e prejuízo da especificidade.
Os anticorpos Anti-RNP estão presentes em um amplo espectro de doenças reumatológicas (principalmente LES, esclerose sistêmica e síndrome de Sjögren), mas quando presentes isoladamente e em altos títulos, fazem parte dos critérios de diagnóstico da doença mista do tecido conectivo.
O exame FAN (sigla para fator antinuclear) pode ajudar a diagnosticar várias doenças autoimunes, pois detecta a presença de autoanticorpos que, nos casos das doenças autoimunes, atacam as próprias células e tecidos do organismo.