Aksum ou Axum é uma cidade do norte da Etiópia, localizada na Região Tigré. A localidade é de grande importância histórica por ter sido capital do antigo Império de Axum.
O Reino de Axum desenvolveu-se entre a Idade Antiga e a Idade Média, na região da atual Etiópia, no continente africano.
O reino de Axum foi um dos mais poderosos da África. Chegou ao seu apogeu no século IV d.C., e neste mesmo século se converteu ao cristianismo. ... Ainda no século IV, os axumitas destruíram a cidade de Meroé, capital do império Kush, fragmentando então este antigo centro político do sul do Egito.
Para fomentar as trocas comerciais e facilitar a economia local, o Império de Axum passou a cunhar sua própria moeda, constituindo o primeiro estado da África a evidenciar-se pela cunhagem de sua própria moeda. A cidade de Askum e o reino de mesmo nome, gozavam de sólida reputação no século III da era Cristã.
- Além do comércio, a agricultura também foi importante na econômica axunitas. - A sociedade era desigual, assim como em muitas sociedades antigas. O rei, sua família, os nobres em geral, os ricos comerciantes e os militares comandantes tinham privilégios e um vida muito abundante.
Origem do Império de Axum A região de domínio do império de Axum é a região onde hoje se encontra a Etiópia, país localizado na África. Há registros que indicam a existência de uma civilização pré-axumita, denominada Da' amat, formada na maioria por imigrantes sebeus, provindos do sul da Península Arábica.
Explicação: O Império ou Reino de Axum ou de Aksum foi um reino africano que se tornou conhecido pelos povos da região, incluindo o Mediterrâneo, por volta do século I. Localizava-se no território onde atualmente fica a Etiópia, bem próximo ao Mar Vermelho e ao Rio Nilo.
A economia do Império Axum, nos Séculos I e II, seguiu o modelo básico que era empregado pelos egípcios (seus vizinhos mais influentes), se baseando na prática da agricultura e a exportação dos excedentes agrícolas pelas rotas comerciais que ligavam diferentes sociedades pelo Mar Mediterrâneo.
Etiópia O Reino de Axum No século IV a. C., após sofrer vários ataques de povos vizinhos, os kushitas foram dominados pelo Reino de Axum (atual Etiópia). Os axumitas realizavam um dinâmico comércio com o Mediterrâneo, Mar Vermelho, oceano Índico, Pérsia, Arábia, Índia, Bizâncio, entre outros.
O Reino de Axum localizava-se na região onde atualmente é a Etiópia, estando próximo do Rio Nilo e também do mar Vermelho. O Reino de Axum especializou-se na formação de guerreiros e no combate como forma de expandir suas fronteiras, pois a cobrança de impostos de povos derrotados aumentava as receitas.