Um cocar é o adorno usado por muitas tribos indígenas americanas na região da cabeça.
5 Objetos de uso cotidiano que vieram dos índios brasileiros
Os índios têm um jeito bem característico de se vestir e se enfeitar. Penas na cabeça, saias, pinturas corporais e colares estão entre os adornos que os próprios índios confeccionam e utilizam no dia-a-dia. ... Durante o inverno, os índios podem utilizar uma bata para se protegerem do frio.
De acordo coma FUNAI, o tipo de saia tradicional que os índios usam recebe o nome de saiote, havendo também povos que usam tangas e os cintos, adornados com penas, que cobrem as partes íntimas.
Usado pelos indígenas para proteção, o cocar de índio era conquistado por meio de atos de coragem na batalha, as penas significavam os próprios atos. ... O cocar indígena também foi uma marca maior de respeito, porque nunca poderia ser usado sem o consentimento dos líderes da tribo.
Colar de Makunã é usado por índios para atrair prosperidade financeira.
A partir do desejo dos próprios índios, de perpetuar suas tradições, foi realizada a primeira Feira de Sementes Tradicionais. ... Diz a lenda que uma "mulher-estrela" desceu do céu e, no pátio da aldeia, entregou-lhes as sementes. A principal era o cereal, daí sua importância como símbolo de força e saúde.
Uso: suas sementes trituradas são usadas tradicionalmente como pigmento, para pintura corporal e outros cosméticos, e na culinária, para dar cor vermelha ou amarela aos alimentos.
A roupa mais comum para os índios brasileiros são a tanga, um saiote ou os cintos, feitos de penas de animais, folhas de plantas, sementes ou miçangas .
As vestimentas mais comuns aos índios brasileiros "não civilizados" ou com pouco contato com a sociedade são a tanga, o saiote ou os cintos que lhes cobrem o sexo, feitos de penas de animais, folhas de plantas, entrecasca de árvores, sementes ou miçangas.