Autopolinização ou polinização direta, é a transferência do pólen da antera para o estigma da mesma flor (caso que só ocorre quando a planta é hermafrodita).
Nas flores com estames (parte masculina) e pistilos (parte feminina), normalmente, há mecanismos que impedem ou dificultam a autopolinização. Um desses mecanismos é a hercogamia (barreira física que dificulta a chegada do pólen ao estigma da flor).
A transferência de pólen para o estigma pode ocorrer das anteras para o estigama da mesma flor ou de flor diferente, mas na mesma planta (autopolinização) ou pode ser feita de uma flor para outra em plantas diferentes (polinização cruzada).
A autogâmica ou autopolinização (auto= mesmo, próprio; gamo, gamica = união) é a polinização dentro da mesma flor, como observada no trigo, cevada e feijão. ... O amadurecimento em épocas distintas do androceu e do gineceu também é uma tática importante, pois impede que o pólen caia e germine no estigma da mesma flor.
Geração Parental: recorrendo a cruzamentos sucessivos (por autopolinização) e a selecções, Mendel isolou cada uma das suas linhagens de indivíduos puros. Descendência: As plantas resultantes da germinação das sementes da geração parental constituíram a primeira geração filial (F1).
a) Dentre os mecanismos que dificultam ou evitam a autopolinização, podemos citar: elementos masculinos (anteras) localizados em posição inferior em relação aos estigmas, o que dificulta a transferência de pólen; produção e liberação antecipada do pólen, antes que se dê o amadurecimento do gineceu.
Para evitar a fecundação cruzada, algumas plantas possuem um mecanismo que reconhecem o material genético do gameta masculino depositado sobre o estigma, caso este gameta possua o mesmo material genético desta planta, ela não formará o túbulo que levará o gameta masculino até o óvulo.
Na polinização cruzada, o pólen é transferido de uma flor para outra da mesma espécie. O polinizador leva o pólen da flor de uma macieira, por exemplo, para a flor de outro pé de maçã. A partir daí, acontece a fecundação e a produção de frutos e sementes.
Veja a classificação dos agentes polinizadores: Entomofilia: é quando o pólen é conduzido pelos insetos, que são fascinados pelo odor e pela cor das flores. ... Quiropterofilia: é o tipo de polinização realizada por morcegos, que são atraídos por flores de forte odor. A quiropterofilia é um tipo de polinização noturna.