É um dos nomes do "palato", que é o teto da boca que tem como função separar a cavidade oral e nasal. As consoantes palatais são formadas quando uma parte da língua toca o céu da boca e obstrui a passagem do ar.
Grafia no Brasil: céu da boca. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: céu da boca.
Essa cor roxa pode ser uma alteração dos vasos e ser absolutamente normal, mas apenas um profissional pode assegurar que é apenas uma alteração vascular. Procure um otorrino para melhor avaliar o seu caso.
As manchas brancas também podem ser causadas por morder a bochecha ou por atritar as bochechas ou a língua em uma parte afiada de um dente ou obturação. Não obstante, e visto que as manchas brancas podem ser um primeiro sinal de câncer bucal, devem ser sempre observadas por um dentista ou por um médico.
A coloração do palato duro normalmente é um rosa pálido.. já o palato mole (aquele que fica mais no fundo da boca) tem a coloração mais avermelhada. A característica do palato é a mesma que da gengiva. Sua coloração é rósea com característica opaca e não vermelha.
Lábios pálidos ou descolorados Esse aspeto pode ser sinal de anemia, de doenças cardíacas que dificultam a circulação do sangue, ou de doenças pulmonares que comprometem a oxigenação do sangue. Se a cor dos lábios estiver amarelada, pode indicar alguma doença no fígado.
Além disso, podem ser feitos bochechos com água morna e sal 3 vezes ao dia ou chupar gelo, já que ajuda a aliviar a dor e a inflamação. É importante também evitar o consumo de alimentos muito ácidos, como kiwi, tomate ou abacaxi, por exemplo, pois podem causar mais inflamação e, consequentemente, mais desconforto.
Essas manchas podem ter causa local (trauma) ou sistêmica. Não descartando a causa sistêmica, é importante a avaliação do perfil de coagulação através de exames laboratoriais. Vale lembrar também que candida e fricções podem gerar alguns manchamentos tambem. Tudo deve ser investigado procure um cirurgião dentista.