Significado de Alcaparra substantivo feminino Botão da flor da alcaparreira usado como condimento.
As flores, de cor branca e com grandes estames, nascem na base das folhas. O botão da flor da alcaparra é um ingrediente comum da cozinha mediterrânica, muitas vezes consumido em vinagrete como estimulante do apetite, e já usado na antiga Grécia como calmante.
A alcaparra é uma cultura de origem europeia, da região do Mediterrâneo, pouco comum no Brasil. A planta, mais cultivada em regiões de clima seco, está se adaptando bem ao frio e à umidade da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais.
O que são alcaparras? Alcaparras são botões florais imaturos da espécie Capparis spinosa que crescem em todo o Mediterrâneo, assim como as azeitonas. Os botões da alcaparra são colhidos antes de poderem florescer em flores. Então eles são conservados em vinagre ou preservados em sal.
Como usar
Entre os minerais encontrados na alcaparra podemos citar o cálcio, ferro e cobre. O cálcio é necessário para garantir dentes e ossos fortes, enquanto o ferro é essencial para a produção de energia. Ela também não fica para trás quando o assunto são vitaminas: A, K e B2 estão presentes nas alcaparras.
Quem não deve comer? Se a alcaparra for em conserva, com concentração maior de sódio, pessoas hipertensas ou cardíacas devem evitar seu consumo de forma exacerbada. No entanto, se for algo esporádico, em baixa quantidade e no preparo de pratos, não há sérios problemas para a saúde.
A alcaparra é um popular condimento, responsável por render um sabor especial em diversas receitas. Original da região do Mar Mediterrâneo, é muito comum na Itália, no Marrocos e em Portugal. Seu sabor salgado chama atenção e lembra ligeiramente o gosto da azeitona.
Como usar