Com a alavancagem você pode buscar retornos que vão muito além da quantia que você tem disponível para investir. A alavancagem, em uma explicação simples, nada mais é que a utilização de um instrumento ou de recursos para multiplicar um determinado resultado, a partir de um esforço pequeno.
Esse termo é frequentemente utilizado no meio empresarial. Basicamente, significa a possibilidade de uma empresa aumentar seus lucros, porém, sem que as despesas financeiras cresçam na mesma proporção. Em outras palavras, significa maximizar os lucros sem ter que investir mais dinheiro.
Alavancagem financeira é multiplicar o seu potencial de lucro ou prejuízo por meio de uma operação de crédito. Ou seja, em vez do seu investimento oscilar apenas sobre o que você investiu, ele oscila sobre um valor superior.
As estratégias de alavancagem de investimentos no mercado financeiro são uma maneira que possibilita de aumentar de forma expressiva os ganhos sem aumentar os investimentos realizados na mesma proporção. ... Sendo assim, podemos concluir que a alavancagem traz consigo a ideia de levantar algo mais pesado com menos esforço.
Somente haverá alavancagem financeira se, dentro da estrutura de capital de uma empresa, existir a presença de capital de terceiros que exigem uma remuneração que pode ser chamada de juros.
São valores em processo de pagamento, que ainda estão pendentes de alguma liquidação. Resumindo, são aplicações ou resgates realizados nos últimos dias úteis do ano, que, por motivo de funcionamento do mercado, tiveram seus pagamentos efetivamente liquidados no ano seguinte.
Alavancagem financeira é um recurso que impulsiona a rentabilidade e o risco de um investimento. Ou seja, é o aumento das possibilidades sem acrescentar nada ao custo inicial do investimento. Quando se opera alavancado, é possível obter ótimas rentabilidades, crescendo rapidamente o patrimônio.
Um Fundo Alavancado pode, em uma determinada operação/aplicação, ter uma exposição financeira maior que o seu Patrimônio Líquido (PL). Ou seja: o Fundo pode aplicar em um ativo, falando de maneira simples, sem necessariamente ter esse dinheiro disponível.