No mundo carcerário, esse tipo de arte, a tatuagem, é uma tradição e forma de comunicação entre os presidiários. ... Quando produzidas dentro do sistema prisional, são realizadas sem as devidas condições de higiene, o que pode gerar feridas e doenças.
Quais as tatuagens no mundo do crime?
As tatuagens no mundo do crime. As tatuagens no mundo do crime. Um breve relato sobre as mais comuns tatuagens e seus significados dentro e fora das penitenciárias por parte dos criminosos. Décadas atrás, o ato de se tatuar era visto com preconceito e discriminação por parte da população.
Quais são as tatuagens de cadeia?
Mais que uma função estética, as tatuagens de cadeia podem representar traços da personalidade do criminoso, histórico no crime, facções e região de atuação. Na década de 1920, o psiquiatra Moraes Mello decifrou mais de três mil desenhos usados por presidiários no Carandiru, que eram meios de comunicação e identificação entre os presos.
Como a Polícia Civil tem investido em tatuagens criminais?
Com isso, a Polícia Civil tem investido cada vez mais em um banco de dados com informações sobre as tatuagens criminais mais comuns para auxiliar o trabalho de policiais e investigadores nas ruas e em redutos violentos.
Quais são os significados das tatuagens?
Há pelo menos 10 anos, o capitão da Polícia Militar baiana Alden dos Santos se dedica a traduzir os significados destas e outras imagens desenhadas nos corpos de presos e suspeitos de crimes no Brasil e no exterior. Seu estudo sobre os significados das tatuagens gerou uma cartilha, adotada oficialmente como apoio a investigações pela PM da Bahia.