Taquicardia é um aumento da frequência cardíaca, mais de 100 batidas por minuto, que pode tanto começar nas câmaras inferiores do coração (ventrículos) quanto nas câmaras superiores (átrios).
A taquicardia ventricular não sustentada por definição são três ou mais batimentos consecutivos com uma frequência cardíaca maior que 100 bpm, que ultrapasse 30 segundos.
A fibrilação atrial (FA) é a arritmia cardíaca sustentada mais comum, afetando mais de 1% da população mundial. Fibrilação Atrial é o batimento irregular e caótico das câmaras superiores do coração. Os impulsos elétricos são descarregados de uma maneira tão rápida que o músculo atrial treme ou fibrila.
Para controlar rapidamente a taquicardia, mais conhecida como coração acelerado, é aconselhado respirar fundo por 3 a 5 minutos, tossir com força 5 vezes ou colocar compressa de água fria no rosto, pois isto ajuda a controlar os batimentos do coração.
As causas da taquicardia paroxística não são completamente conhecidas, mas parecem ser de origem nervosa e muitas vezes serem desencadeadas por excesso de atividade física. Dois mecanismos diferentes explicam a ocorrência dessa arritmia : Presença de uma via acessória para migração do estímulo elétrico do coração .
O tratamento da taquicardia ventricular aguda depende dos sintomas e da duração da taquicardia ventricular. TV sem pulso requer desfibrilação com ≥100 joules. Pode-se tratar TV sustentada estável com cardioversão sincronizada com corrente direta de ≥ 100 joules.
A taquicardia ventricular sustentada ocorre geralmente em pessoas com cardiopatias estruturais como um ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou uma cardiomiopatia. Ela é mais comum entre idosos. No entanto, a taquicardia ventricular desenvolve-se, raramente, em jovens que não apresentam cardiopatias estruturais.
Os batimentos de escape atrial são batimentos atriais ectópicos que ocorrem após pausas sinusais longas ou parada sinusal. Eles podem ser únicos ou múltiplos; batimentos de escape de foco único podem provocar um ritmo contínuo (denominado ritmo ectópico atrial).
As causas de fibrilação atrial são frequentemente pouco claras. Em alguns casos, as causas de fibrilação atrial são uma anormalidade do coração desde o nascimento ou danos na estrutura do coração por um ataque cardíaco ou um problema da válvula cardíaca.