O Centro de Instrução de Guerra na Selva, CIGS foi criado em 02 de março de 1964, pelo decreto Nr 53649, tendo como seu primeiro Comandante o então Major de Artilharia Jorge Teixeira de Oliveira, o TEIXEIRÃO.
A inscrição é feita através de requerimento do militar interessado ao CMT do quartel onde serve. O pedido é encaminhado para o departamento competente, para que seja feita a homologação e a inscrição do curso Guerra na Selva.
Jorge Teixeira de Oliveira nasceu no dia 03 de junho de 1921, em General Câmara, Rio Grande do Sul. Filho de Adamastor Teixeira de Oliveira e Durvalina Estibem de Oliveira casou-se com Aida Fibiger de Oliveira, e teve dois filhos, Rui Guilherme Fibiger Teixeira de Oliveira e Tsuyoshi Myamoto (criação).
CIGS Ao longo de seus 57 anos de existência, o CIGS especializou 6.810 combatentes de selva, sendo 566 de nações amigas (até ). Devido ao trabalho daqueles que antecederam a atual geração, este Centro tem o status e a responsabilidade de especializar o melhor combatente de selva do mundo.
A primeira equipe de instrução era comandada pelo Major Jorge Teixeira, também conhecido como "Teixeirão".
Trata-se de uma organização militar do Exército Brasileiro, onde os Guerreiros de Selva são treinados. Ao concluir a formação teórica e prática, os integrantes das brigadas e dos batalhões de selva se tornam habilitados a participar de missões na Floresta Amazônica e em áreas similares.
O CIGS hoje tem local de destaque no Exército Brasileiro, sendo reconhecido no Brasil e no mundo como um dos melhores em sua função, resultado de um trabalho árduo no que se refere à defesa da Floresta Amazônica, que cobre grande parte do território nacional.
Estados Unidos da América 1. Estados Unidos da América. Os Estados Unidos é o país com o exército mais poderoso e mais forte de todo o mundo. Isso acontece, pois além de possuir o terceiro maior exército em número de soldados ativos, é também o que mais investe nas forças armadas.