A sigla BIOS significa, em tradução livre, Sistema Básico de Entrada e Saída. É o responsável pela execução de tarefas imprescindíveis, como o reconhecimento dos hardwares instalados, a verificação das horas no relógio interno e a inicialização do sistema operacional, seja ele Windows, Mac ou Linux.
Trata-se de um programa com as seguintes características: Um sistema operacional é um programa que atua como uma interface entre o software e o hardware do computador. Trata-se de um conjunto integrado de programas especializados que são usados para gerenciar recursos globais e as operações do computador.
As responsabilidades do núcleo incluem gerenciar os recursos do sistema (a comunicação entre componentes de hardware e software). Micronúcleo, ou microkernel, é uma arquitetura de núcleo (kernel) de um sistema operativo cujas funcionalidades são quase todas executadas fora do núcleo, em oposição a um núcleo monolítico.
O kernel do windows é o windows NT ou NT kernel caso queira.
O kernel é responsável por ser o elo do hardware (parte física) com o software (parte lógica) do computador. ... Assim que você liga o PC, o kernel é acionado e começa a detectar todo o hardware que ele possui e o que precisa para funcionar (monitor, placa de vídeo, etc.).