O laurêncio, cujo símbolo químico é Lr, é um elemento químico sólido, transurânico metálico, preparado por síntese, radioativo, pertencente ao grupo dos actinídeos, de cor branco-prateada ou acinzentada, que se localiza no grupo 3 e período 7 da Tabela Periódica.
Como se trata de um elemento transurânico, o mendelévio não ocorre naturalmente e emite radiação, sendo utilizado única e exclusivamente nos grandes centros de pesquisa. O elemento mendelévio não participa de metabolismos de organismos vivos, embora a sua radioatividade tenha efeitos deletérios nos mesmos.
Metal ActinídeoMetal pesado tóxicoElemento do 7º periodo Mendelévio/Série química
Glenn Theodore Seaborg Albert Ghiorso Mendelévio/Descobridores
Metal ActinídeoMetal pesado tóxicoElementos do Grupo 3Elemento do 7º periodo Laurêncio/Série química
O grupo dos actinídeos é constituído pelo tório (Th), protactínio (Pa), urânio (U), neptúnio (Np), plutónio (Pu), amerício (Am), cúrio (Cm), berquélio (Bk), califórnio (Cf), einsteinio (Es), férmio (Fm), mendelévio (Md), nobélio (No) e laurêncio (Lr).
Metal ActinídeoMetal pesado tóxicoElemento do 7º periodo Mendelévio/Série química
Md Mendelévio/Símbolo
O mendelévio não ocorre naturalmente na Natureza. Este é estudado em poucos laboratórios de investigação, onde a sua elevada radioatividade requer cuidados especiais de manuseamento e técnicas apropriadas. O mendelévio não possui aplicações.
O mendelévio (em homenagem ao químico russo Dmitri Mendeleev) é um elemento químico de símbolo Md , número atômico 101 (101 prótons e 101 elétrons) e de massa atómica igual a 258 u.