Significado de Osmótico adjetivo Relativo à difusão de um líquido através de uma membrana.
A osmose reversa nada mais é do que a inversão desse sentido de fluxo, mediante a aplicação de uma pressão maior do que a pressão osmótica natural. Neste caso, a membrana permitirá apenas a passagem de solvente (água), retendo os solutos (sais dissolvidos e contaminantes).
7,7 atm A importância da pressão osmótica pode ser vista no sangue humano. A pressão osmótica normal do sangue é de aproximadamente 7,7 atm, assim como a pressão osmótica das hemácias (glóbulos vermelhos) também é do mesmo valor.
A pressão osmótica (π) de uma solução aquosa de íons e/ou de moléculas pode ser calculada por π = M.R.T. Esta equação é semelhante àquela dos gases ideais. M é a concentração, em mol/L, de partículas (íons e moléculas) presentes na solução.
Por exemplo, se o soro for mais diluído, haverá osmose ou a passagem de água para dentro da hemácia, fazendo com que ela inche e possa até estourar. Nesse caso, dizemos que o meio é hipotônico. Já se ocorrer o contrário, se o soro estiver mais concentrado, a hemácia perderá água para o meio externo, murchando.
A osmose reversa consiste na passagem de água no sentido inverso ao da osmose. ... Como a membrana semipermeável permite apenas a passagem de solvente (água pura), ela retém os solutos. Um exemplo de osmose reversa é a transformação de água salgada em água doce pelo processo de dessalinização.
A Osmose Reversa é uma tecnologia usada para remover a grande maioria dos contaminantes da água, empurrando a água sob pressão através de uma membrana semipermeável. A osmose é um fenômeno natural e um dos processos mais importantes na natureza.
As membranas de osmose reversa consistem em uma técnica para tratamento de água por meio de filtração ou separação de sedimentos poluentes, tóxicos ou não-tóxicos. ... A principal função das membranas de osmose reversa é eliminar os sais presentes em líquidos a serem aplicados em processos de indústrias.