O termo música tem como origem a palavra grega mousikê, cujo significado é "artes das musas".
Para os gregos a música era uma técnica ou téchne, uma vez que não estava focada na razão ou logos, mas sim numa manifestação de entendimento. Diante desse quadro geral, esta atividade artística era entendida como uma "mousiké téchne", que posteriormente ficou conhecida como "ars musica" na civilização romana.
A palavra música se origina da expressão musiké téchne, de origem grega, que quer dizer a arte das musas.
A palavra grega mousa significa "canção" ou "poema". As musas habitavam no templo Museion, termo que deu origem à palavra "museu" definido como o local de preservação das artes e ciências. A palavra música também é derivada de musa, do grego musiké téchne que significa "a arte das musas".
A música (do grego μουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que se constitui na combinação de vários sons e ritmos, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.
Como os demais povos antigos, os gregos atribuíam aos deuses sua música, definindo-a como uma criação integral do espírito, um meio de alcançar a perfeição. A música grega se baseava em oito escalas diatônicas descendentes- os modos gregos e se fundamentava na ética e na matemática.
A música surgiu quando o homem descobriu que, batendo um objeto no outro, ele produzia sons e que isso não era simplesmente, um tanto de barulhos. A música teve várias funções no decorrer da história, como para louvar os deuses, exaltar autoridades, lutar, etc.
A música brasileira mistura elementos de várias culturas, principalmente as culturas chamadas formadoras, que eram a dos colonizadores portugueses, dos nativos e dos escravos. Os primeiros professores de música no Brasil foram os padres jesuítas, responsáveis pela catequese dos indígenas, a partir de 1549.
A palavra "música" tem sua origem no grego antigo. Vem de "TECHNE", que significa técnica, junto a "MOUSIKÊ", que pode ser interpretado como musas.
Mito vem do Grego MYTHÓS, que tinha um grande número de significados dentro de uma idéia básica: "discurso, mensagem palavra, assunto, invenção, lenda, relato imaginário". Modernamente está fixada nestes últimos sentidos.