substantivo feminino Ato pelo qual um estrangeiro pode adquirir a nacionalidade do país onde reside, perdendo concomitantemente a do seu país de origem. Aclimatação durável de plantas ou de animais num solo que lhes é estranho. ... Arte de dar a um animal, a uma planta morta, a aparência de vida.
Esta modalidade de naturalização atende a requerentes que sejam menores de idade, cujo progenitor (pai ou mãe) tenha se naturalizado português após seu nascimento. É necessário que o pai, a mãe ou o representante legal elabore uma declaração de interesse de que o requerente adquira a nacionalidade portuguesa.
Já os brasileiros naturalizados (nacionalidade derivada) são aqueles que adquirem a nacionalidade brasileira, exigidas aos originários de países de língua portuguesa apenas residência por um ano ininterrupto e idoneidade moral; e também os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na República Federativa do ...
É o estrangeiro que, por meio de processo de naturalização, adquire a nacionalidade brasileira. Trata-se, pois, de uma opção do indivíduo, é a chamada nacionalidade derivada, que depende de ato voluntário do agente.
O processo de naturalização é complexo e envolve várias camadas do poder público como: Polícia Federal, Ministério da Justiça, Departamento de Migrações e Secretário Nacional de Justiça. ... A Polícia Federal, processará o pedido de naturalização e encaminhará o processo para análise ao Departamento de Migrações.
Naturalização é tornar ela comum, algo normal, como se fosse algo da vida, uma coisa que não se pode evitar, que é assim mesmo.
Filhos de portugueses têm direito a nacionalidade originária. Filhos de pai ou mãe que sejam portugueses têm direito a nacionalidade portuguesa originária. Como o país leva em conta os laços sanguíneos, é preciso, então, provar a existência desse grau de parentesco.
Tem direito a cidadania portuguesa o menor de idade nascido em Portugal de pais estrangeiros. Sendo que um deles deve viver em território português há pelo menos 01 anos. O menor de idade que nasceu em território português de pais estrangeiros, se um deles residir há pelo menos 05 anos em Portugal.
A Constituição Federal define quem possui nacionalidade brasileira, sendo aquele: que nasce em território brasileiro (desde que os pais, se estrangeiros, não estejam a serviço do seu país); ou que nasce no estrangeiro de pai ou mãe brasileira (desde que algum deles esteja a serviço do Brasil); ou que nasce no ...