[ Medicina ] Paralisia leve que atinge um membro ou uma parte do corpo.
Uma condição intimamente relacionada é a monoparesia, na qual as pessoas experimentam fraqueza em um único membro, grupo muscular ou músculo. Ambas as condições podem ser causadas por vários problemas, sendo a paralisia cerebral uma causa muito comum de monoplegia.
Monoplegia. A monoplegia ocorre quando um único membro, seja inferior ou superior, é acometido de paralisia. Também pode se referir à paralisia de um único grupo de músculos.
A paraparesia espástica hereditária (familiar) compreende um grupo de doenças hereditárias raras que causam fraqueza gradual com espasmos musculares (fraqueza espástica) nas pernas. As pessoas com paraparesia espástica hereditária têm reflexos exagerados, cãibras e espasmos, dificultando a marcha.
G83 - Outras síndromes paralíticasCID 10 - G83Outras síndromes paralíticasCID 10 - G83.1Monoplegia do membro inferiorCID 10 - G83.2Monoplegia do membro superiorCID 10 - G83.3Monoplegia não especificadaCID 10 - G83.4Síndrome da cauda eqüina
Significado de Monoparesia substantivo feminino Redução dos movimentos de um membro, geralmente causada por uma lesão nervosa. Num membro, paralisia de uma parte das funções de um nervo e/ou músculo, sendo que estes ainda apresentam certa sensibilidade.
A paraparesia é uma condição caracterizada pela incapacidade de mover parcialmente os membros inferiores, que pode acontecer devido a alterações genéticas, danos na coluna ou infecções virais, resultando em dificuldade para andar, problemas urinários e espasmo musculares.