substantivo feminino Processo de análise do movimento através de fotografias sucessivas.
A cronofotografia é definida como "um conjunto de fotografias de um objeto em movimento, tiradas com o objetivo de gravar e exibir fases sucessivas do movimento". O termo foi cunhado por Étienne-Jules Marey em 1888. Étienne-Jules Marey nasceu em Beaune a 5 de março de 1830.
A cronofotografia é uma técnica fotográfica da Era Vitoriana, que capta movimento em vários quadros (frames) de impressão. ... É um antecessor da cinematografia e do filme em movimento, envolvendo uma série de câmeras diferentes, originalmente criadas e usadas para o estudo científico do movimento.
Etienne-Jules Marey (18) foi um cientista que se dedicou ao registro do movimento criando variados aparelhos, mas, mais especificamente, foi através da cronofotografia que ele despontou como um dos precursores do cinema. ... Marey teve formação médica e sua tese de 1859 versa sobre a circulação do sangue.
O fenaquistoscópio foi o primeiro brinquedo que realmente criava a ilusão de movimento. Inventado entre 18 pelo cientista belga Joseph Plateau, é formado por dois discos de papel ligados um ao outro por meio de uma haste fixada em um orifício no centro de cada disco.
A palavra fotografia tem origem grega e significa «desenhar com luz e contraste».
Muybridge inventou uma máquina chamada zoopraxiscópio, que permitia ver essas imagens. Eadweard J. Muybridge deu uma importante contribuição para o cinema e muitos o consideram o principal precursor da cinematografia. Depois de várias décadas trabalhando nos Estados Unidos, Muybridge voltou para a Inglaterra em 1894.
Étienne-Jules Marey Conhecido também como fuzil cronofotográfico. Foi desenvolvido em 1878 pelo fisiologista francês Étienne-Jules Marey. Era um tambor forrado por dentro com uma chapa fotográfica circular.
O fuzil cronofotográfico assemelha-se a qualquer rifle e captura imagens a uma velocidade incrível. ... É um projetor de filme antigo que usava luz forte para projetar imagens sequenciais de um disco de vidro, criando assim uma ilusão de ótica de movimento.
O dispositivo servia para projetar as imagens para estudo do movimento. Inventado por Eadweard Muybridge (1830 -1904) tal aparelho influenciou os estudos de cronofotografia de Marey e conseguinte, todo o desenvolvimento fotográfico e cinematografico, como na origem da película de celuloide, usada ainda hoje.