[Brasil] [ Construção ] Peça de construção, feita geralmente de cimento, argila, gesso ou vidro, como um tijolo parcialmente vazado, destinada a permitir iluminação parcial e arejamento.
O cobogó surgiu na década de 1920, em Recife, e teve seu nome oriundo da junção da primeira sílaba dos sobrenomes de seus criadores. São uma herança da cultura árabe, baseado nos muxarabis – construídos em madeira, eram utilizados para fechar parcialmente os ambientes internos.
Cobogós é o plural de cobogó.
Conforme consta no Dicionário de Arquitetura Brasileira (Corona & Lemos, Editora Edart), cobogó (ou "combogó", como era descrito antigamente) é "o nome que se dá, principalmente no Norte do Brasil, ao tijolo furado ou ao elemento vazado feito de cimento empregado na construção de paredes perfuradas, cuja função ...
O cobogó é um elemento vazado, inicialmente feito em cimento, inventado por dois comerciantes e um engenheiro radicados no Recife, Amadeu Oliveira Coimbra, August Boeckmann e Antonio de Góes, respectivamente.
substantivo masculino Bloco vazado e com perfurações, geralmente construído em cimento, cerâmica, gesso ou em outros materiais, largamente utilizado em construções (paredes e fachadas), com o intuito de arejar um espaço sem a entrada direta de luz solar ou para dividir cômodos, permitindo a entrada de luz natural e de ...
Cobogó 4 Furos PROMOÇÃO R$8,00 cada.