Em um sentido genérico, o termo Cinestesia é composto por dois radicais, "Cine" que significa movimento e "Estesia" que indica sensação ou percepção. Cinestesia, portanto, seria uma sensação ou percepção de movimento.
Há certa confusão em relação aos termos sinestesia e cinestesia: o segundo termo (cinestesia) refere-se ao sentido muscular, a um conjunto de sensações que nos permite a percepção dos movimentos (Michaelis, 1998); o primeiro termo (sinestesia) refere-se a uma sensação secundária que acompanha uma percepção, ou seja, ...
A sinestesia é uma condição neurológica que provoca uma mistura dos sentidos. ... Uma em cada duas mil pessoas têm sinestesia, e essas pessoas podem ver sons, sentir cores ou o paladar das formas. A sinestesia é um processo involuntário do cérebro, e sua causa ainda é desconhecida.
A cinestesia é a percepção do equilíbrio e da posição das várias partes do corpo. Trata-se portanto de um conceito do foro da psicologia. ... A sinestesia trata-se da relação de planos sensoriais que são distintos, a exemplo disso podemos citar a visão e o olfato.
A sinestesia é o recurso estilístico no qual se utilizam palavras e expressões associadas às diferentes sensações percebidas pelo corpo humano (visão, audição, olfato, paladar e tato) para gerar um efeito discursivo. Vejamos alguns exemplos bem comuns: ... risada gostosa (audição + paladar) cheiro azedo (olfato + paladar)
Propriocepção, também denominada como cinestesia, é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais, sem utilizar a visão.
Significado de Cinestésico O Cinestésico tem a ver com a percepção dos movimentos corporais ou musculares. Uma pessoa cinestésica processa melhor as informações através do movimento ou do toque. Por exemplo, ao se comunicarem precisam tocar o seu ouvinte.
Você tem sinestesia?
A sinestesia ocorre quando há o uso de sensações de diferentes órgãos do sentido em uma expressão. Ou seja, essa figura de linguagem está ligada aos sentidos: audição, visão, tato, paladar e olfato. Julia tinha um cheiro doce característico. Lembrava a baunulha fresca.