adjetivo, substantivo masculino Geologia Diz-se do, ou o primeiro período da era primária e o conjunto de terrenos e fósseis dessa época.
O Período Cambriano (541–485.4 milhões de anos) é o período conhecido pela explosão da vida na Terra, quando se originaram todos os principais filos de organismos multicelulares, e ocorreu a irradiação de quase todos os grupos que encontramos atualmente, em um período de tempo geologicamente curto.
O nome Cambriano vem de Câmbria, que é a latinização de Cymru, o nome pelo qual os povos antigos que habitavam o País de Gales chamavam suas terras, onde foram encontrados os primeiros estratos rochosos deste período.
Para muitos cientistas a explosão cambriana representa o evento evolutivo mais importante na história da vida na Terra. A explosão é parte da era Paleozoica, que ocorreu entre 5 milhões de anos atrás. ... Embora a explosão tenha sido rápida em termos geológicos, ocorreu ao longo de milhões de anos.
1. Relativo ou pertencente ao estado brasileiro de Alagoas. 2. Natural ou habitante de Alagoas.
Significado de porrolha: Palavra destina a mulher muito feia, gorda, nojenta e etc.
Esse período é marcado pelo surgimento de animais com exoesqueleto (esqueleto externo) e micro-organismos filamentosos. Existência de mares rasos e de um mega continente são as principais características do período.
O Cambriano, ou Câmbrico, é o primeiro período da era Paleozoica e durou de 5,4 milhões de anos atrás. ... Como o clima era bem quente, não existiam calotas polares, e os níveis d'água eram altos.
Há cerca de 530 milhões de anos, um vasta variedade de animais apareceu repentinamente no cenário evolutivo em um evento denominado A Explosão Cambriana. Em possivelmente mais ou menos 10 milhões de anos, animais marinhos evoluíram a maioria dos formatos básicos de corpo que vemos hoje em grupos modernos.
O Período Cambriano ocorreu entre 5 milhões de anos atrás. Esse período é marcado pelo surgimento de animais com exoesqueleto (esqueleto externo) e micro-organismos filamentosos.