A Torre de Babel, que significa a "porta do céu" ou a "porta de Deus", é mencionada na Bíblia (Génesis, 11), como uma das construções mais ambiciosas do homem. ... A partir de então, Babel passou a ser sinónimo de confusão e a simbolizar o castigo divino sobre a arrogância, orgulho e paganismo humanos.
A palavra "Babel" tem uma origem hebraica, vem de balal, que significa confundir. A história da Torre de Babel é uma passagem bíblica, e diz respeito à comunicação entre os povos. Está relatada no capítulo onze de Gênesis, primeiro livro da bíblia, autoria atribuída pela tradição ao profeta Moisés.
"Após o Dilúvio, os descendentes de Noé povoaram a terra, onde todos falavam uma só língua, e serviam-se das mesmas palavras" (Gênesis 11.1). ... Frente a tamanha soberba, Deus decidiu lhes confundir a linguagem para que não compreendessem uns aos outros, e os dispersou pela superfície da Terra.
"Babel" vem da raiz "BLL" que significa confusão ou mistura.
De acordo com os acadêmicos que acreditam na historicidade de Gênesis revelam que a Torre de Babel ficaria localizada em algum lugar da Mesopotâmia, muito provavelmente na região em que se fundaria a cidade de Babilônia. Esse local, entre o Rio Tigre e Eufrates é atualmente território do Iraque.
A palavra "semítico" deriva de Sem, versão grega do nome hebraico Shem, um dos três filhos de Noé nas escrituras judaicas (Génesis 5:32); a forma nominativa que se refere a uma pessoa é semita. O adjectivo anti-semítico ou anti-semita é quase sempre usada como sinónimo de "antijudeu".
Significado de Sinar verbo transitivo direto [Antigo] Marcar com o próprio nome; assinar.
A confusão de línguas ( confusio linguarum ) é o mito de origem da fragmentação das línguas humanas descrita em Gênesis 11:1-9, como resultado da construção da Torre de Babel. Antes desse evento, dizia-se que a humanidade falava uma única língua.
De acordo com o Gênesis, primeiro livro da Bíblia, a Torre de Babel foi construída por descendentes de Noé, após o dilúvio. Segundo a história, o monumento teria sido criado para que os homens pudessem se comunicar com Deus, mas foi destruído porque o Todo Poderoso não gostava da soberba das pessoas.