Significado de Crucificado adjetivo Pregado numa cruz. [Figurado] Martirizado, torturado. substantivo masculino Aquele que padecia o suplício da cruz. Diz-se, por excelência, de Jesus Cristo.
cru·ci·fi·ca·ção ção.
Não existe a grafia "crucificção", mas sim crucifixão. Estas duas, crucifixão e crucificação significam o mesmo. A mais usual é crucificação. E compreende-se, porque, das duas, é a que mais facilmente ligamos ao verbo crucificar.
Ele diz que eram dois ladrões (malfeitores) e um deles olhou para Jesus e pronunciou as seguintes palavras: "se tu és o Cristo, salva-te a ti mesmo, e a nós". Nota-se na fala dele um tom de ironia em relação à situação de Jesus, pois como era que o filho do Deus altíssimo poderia ser morto numa cruz.
INRI é o acrónimo da frase em latim: Iēsus Nazarēnus, Rēx Iūdaeōrum cuja tradução é «Jesus Nazareno Rei dos Judeus».
Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem. Em verdade eu te digo hoje estarás comigo no Paraíso. Mulher, eis aí o seu filho. e Eis aí tua mãe.
Jesus disse: "Mulher, este é o teu filho". ... Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: "Mulher, este é o teu filho". Depois disse ao discípulo: "Esta é a tua mãe".
Acima do corpo de Jesus, no alto da cruz, aparece uma tabuleta com 4 letras: INRI. Em latim, Iesus Nazarenus Rex Iudeum (Jesus Nazareno, Rei dos Judeus).
A estrela de Belém que anunciava o nascimento de Jesus, a ceia e o batismo que também apontam verdades espirituais. Porém, a sinalização mais importante foi a placa da cruz, que foi pregada por Pôncio Pilatos. Algumas palavras de ironia escritas a mão em um pedaço de madeira, que dizia: Jesus Nazareno, Rei dos Judeus.