A obra apresentada hoje mostra um dos símbolos mais importantes da Antropofagia. A cobra grande é um animal que assusta e tem poder de "deglutição". Além disso, apresenta-se também o ovo, uma gênese, o nascimento de algo novo. A obra transmite a proposta da Antropofagia.
fase modernista Pau- Pertence à fase modernista Pau-Brasil, que antecede o movimento antropofágico. Essa é uma criação de 1924, tem cm, foi feita usando tinta a óleo e encontra-se no Museu de Grénoble, na França.
Urutu é uma serpente venenosa com dois metros de comprimento, encontrada em algumas regiões do Brasil. Esse seria o significado do nome atribuído à obra de Tarsila do Amaral, elaborada no ano de 1928 e exposta pela primeira vez na Galerie Percier, em Paris.
A obra Urutu ilustra o segundo dia da Semana Tarsila no projeto Um Pouco de Arte para sua Vida 2013 na Universia Brasil. O quadro apresenta símbolos muito importantes da Antropofagia. Segundo o movimento antropofágico, a arte brasileira não deveria ignorar a cultura estrangeira, mas também não deveria imitá-la.
O movimento antropofágico foi uma espécie de manifestação cultural e artística que ocorreu durante a primeira fase do Modernismo no Brasil. Por conta disso, ele é considerado uma das vanguardas desse período. A ideia do movimento surgiu a partir de observações feitas por Oswald Andrade.
A obra de Tarsila do Amaral é dividida em três principais fases: a primeira, chamada pau-brasil; a segunda, antropofágica, e a terceira, de cunho social.
Rio de Janeiro, Brasil.