como não tenho outro de pia. do finado Zacarias. ... Significa que Severino não foi batizado em pias batismais por ser Santo de Romaria e por ter a paternidade desconhecida. A expressão "pia" pode referir-se à pia batismal.
como não tenho outro de pia. ... A expressão "pia" pode referir-se à pia batismal. No seu contexto de uso, sugere o registro de nascimento de Severino. A expressão revela um aspecto da vida severa, marcada pela seca, pela falta de trabalho e pela ausência da moralidade religiosa.
— O meu nome é Severino, como não tenho outro de pia. Como há muitos Severinos, que é santo de romaria, deram então de me chamar Severino de Maria; Como há muitos Severinos com mães chamadas Maria, fiquei sendo o da Maria do finado Zacarias.
Neste caso, falta a ele um sobrenome F ("Meu nome é Severino, /não tenho outro de pia"). A expressão "de pia" remete à ideia de batismo ou de registro civil.
O meu nome é Severino, não tenho outro de pia. Como há muitos Severinos, que é santo de romaria - Segundo Dia - Enem 2011 - Gabarito Enem.
O poema dramático "Morte e Vida Severina" é a obra-prima do poeta pernambucano João Cabral de Melo Neto (1920-1999). O poeta, que nasceu no Recife, transformou em poesia visceral a condição do retirante nordestino, sua morte social e miséria. ...