Detran: Lacres terão novas cores para aumentar segurança contra a clonagem. A partir do dia 12 de junho, os lacres para carros zero quilômetro serão da cor azul. Nos veículos usados, quando transferidos de município ou relacrados, a mudança da tarjeta da placa será acompanhada de novo lacre, nesse caso, na cor verde.
O lacre, antes oferecido em cores como azul, verde, laranja ou cinza que diferenciavam possíveis lacrações posteriores, passou a ser exclusivamente amarelo.
O lacre é garantia de que a placa é mesmo daquele veículo. O Denatran determinou que o modelo antigo fosse substituído até o fim do ano passado, mas ainda tem Detran fazendo a troca. O lacre novo é colorido e tem um número de identificação, para evitar clonagem.
Veja também se o lacre e seu fio estão rompidos. Em toda placa há um discreto código gravado no metal, um junto do número principal e outro ao lado da tarjeta da cidade de origem. Só dá para vêlos de perto.
Confira em ordem de A – ZPlacas que começam com a Letra A – ZESTADOBFA 00São Paulo (SP)GKJ 00Minas Gerais (MG)HOL 00Maranhão (MA)HQF 00Mato Grosso do Sul (MS)Mais 120 linhas
A falta do arame e o selo que lacrava a placa traseira junto do carro – que era o antigo padrão – é o motivo. Como as novas chapas não possuem as tarjetas nem o lacre, o próprio dono pode emplacar o carro utilizando-se apenas dos parafusos.
A placa traseira deve estar com o lacre preso à estrutura do veículo, de acordo com o artigo 115 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e resolução 231 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), obedecendo às especificações técnicas.
- Se as placas forem danificadas: placas quebradas e deterioradas, assim como as placas antigas refletivas que tiverem seu lacre rompido devem fazer a substituição pelo modelo novo.
Placas com K - Goiás (GO) Mato Grosso (MT) Pernambuco (PE) Rio de Janeiro (RJ)