– Um Pentagrama – A Estrela de Davi e o Signo de Salomão – a Linha do Oriente, Oxalá, a Luz de Deus. – Três estrelas – Também representam os Velhos e Almas. – Círculo – O Universo, a Perfeição. – Um Círculo com Dois Diâmetros Entre Si – O Plano Divino, o Quaternário Espiritual.
Espiral – para fora: indica chamamento de força, retirando demanda ou irradiação de Boiadeiro. Seta Reta ou Curva e Bodoque: irradiação de OxÓssi (Caboclo). Balança, Machado ou Nuvem: símbolos de Xangô e do Oriente. Raio (condições atmosféricas): símbolo de Iansã.
Os Ponto riscado ou ponto cabalístico em religiões afro-brasileiras como o Candomblé, a Umbanda, a Quimbanda e a Quiumbanda é uma grafia sagrada que se refere à diagramas desenhados a mão como ângulos, retas, flechas, símbolos representativos, desenhos geométricos, pontos cardeais etc representando a assinatura do Guia ...
O símbolo indispensável nos pontos riscados de Exu é o tridente. Dos trezentos e dezoito pontos estudados, em apenas dois o tridente não aparece (em um dos pontos do Exu da Matas e em um dos pontos do Exu Tranca Tudo). No primeiro, o tridente é substituído pela flecha, também elemento de emanação de força.
O ponto pode ser riscado para diversas finalidades: · Pela entidade, no momento da sua chegada para demonstração de que ela é verdadeira e tem plena condição de trabalho, · Por algum representante do corpo mediúnico da casa na intenção de marcar ou posicionar um ponto de atração de determinada entidade/divindade.
Vamos mostrar um exemplo. Como na Umbanda Oxalá é sincretizado com Jesus Cristo, temos a estela de cinco o simbolizando. Para tanto temos que desenhar um pentágono regular, e traçando suas diagonais temos a estrela de cinco pontas.
Os pontos de umbanda são os cânticos sagrados dessa religião afro-brasileira que têm diversas funções como, por exemplo, homenagear uma entidade ou convidá-la ao convívio no centro.
Pontos riscados são desenhos que as entidades fazem para demonstrar as suas características, é a verdadeira identidade do Guia, é a sua assinatura. ... O instrumento normalmente utilizado para o desenho do ponto é a Pemba, que vem a ser um tipo de giz branco ou colorido, especialmente utilizado para este fim.
11 Goldman (2012:7) também escreveu sobre os santos de herança, citando o famoso caso de Joãozinho da Gomeia: "Nesse mesmo campo parecem se localizar os casos chamados de 'santo de herança', ou seja, divindades 'já prontas' ou já 'feitas' que são transmitidas a um descendente, ou mesmo a pessoas apenas próximas, após o ...