A palavra caqui ou cáqui deriva do persa khak que significa pó, e khaki que significa poeirento, empoeirado ou cor de terra. É utilizada por vários exércitos do mundo para efeitos de camuflagem. Atualmente usada como cor da farda da Polícia Militar do Paraná e como cor do uniforme escoteiro no Brasil.
O caquizeiro, árvore da família das Ebenáceas, é originário da China, da Coréia e do Japão. Por alusão à cor do fruto, "caqui", em japonês, significa "amarelo escuro". Arvore com geralmente 10 a 12 metros de altura, com copa arredondada e bastante ramificada.
O caqui (Brasil) ou dióspiro (Portugal) é o fruto do caquizeir...
De origem asiática, o caqui é uma fruta com fãs em todo o mundo, especialmente no Brasil. Conhecido pela semelhança com a maçã e o tomate, já que mesmo com variados tipos também apresenta formato redondo e coloração vermelha, o alimento carrega alto teor de nutrientes que podem ser benéficos à saúde.
Os caquis mais moles – como rama forte – possuem mais taninos, o que dá a sensação de "amarrar a boca" e, por isso, devem ser consumidos mais maduros. Já as variedades fuyu, kyoto e giombo não possuem taninos, tem a polpa mais firme e crocante e tons mais amarelados.
Plantio do caqui Seu clima ideal é o subtropical. Exige cuidados em relação à ventos, precisa de proteção principalmente na época da frutificação.
Então diz ai qual seu caqui favorito? Fuyu: Este tipo de caqui tem consistência firme, coloração mais alaranjada e não possui sementes. Ele é fonte de vitamina A, B1, B2, C, potássio e fibras. É caracterizado pela falta de tanino, presente nos outros tipos.
É indicado consumir o caqui in natura. É possível comer a fruta com casca, mas nesses casos é preciso redobrar a atenção na higienização. Por ser uma fruta versátil, ela pode ser ingredientes de diversas preparações.