Se CISC é a sigla que significa Complex Instruction Set Computing, RISC tem por significado Reduced Instruction Set Computing e constituem as arquiteturas dos computadores atuais.
A arquitetura CISC (Computador com um Conjunto Complexo de Instruções), é uma arquitetura que suporta muitas instruções, porém a execução dessas instruções são mais lentas, já a arquitetura RISC (Conjunto Reduzido de Instruções), suporta menos instruções, e com isso executa com mais rapidez o conjunto de instruções que ...
Reduced Instruction Set Computer ou Computador com um Conjunto Reduzido de Instruções (RISC), é uma linha de arquitetura de processadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas.
Desvantagens da arquitetura CISC é a impossibilidade de alterar alguma instrução composta para melhorar a performance. O código equivalente as instruções compostas do CISC pode ser escrito nos RISC, utilizando um conjunto de instrução simples, da maneira que mais se adequar.
MIPS, acrônimo para Microprocessor without interlocked pipeline stages (microprocessador sem estágios intertravados de pipeline - não confundir com o outros significados de "MIPS"), é uma arquitetura de microprocessadores RISC desenvolvida pela MIPS Computer Systems.
Muitos dos microprocessadores modernos são RISCs, por exemplo DEC Alpha, SPARC, MIPS, e PowerPC. Os computadores atuais misturam as duas arquiteturas, criando o conceito de arquitetura híbrida, incorporando os conceitos das duas arquiteturas e a inclusão de um núcleo RISC aos seus processadores.
RISC (acrônimo de Reduced Instruction Set Computer; em português, "Computador com um conjunto reduzido de instruções") é uma linha de arquitetura de processadores que favorece um conjunto simples e pequeno de instruções que levam aproximadamente a mesma quantidade de tempo para serem executadas.
CISC (sigla para Complex Instruction Set Computer, ou, em uma tradução literal, "Computador com um Conjunto Complexo de Instruções"): é uma linha de arquitetura de processadores capaz de executar centenas de instruções complexas diferentes sendo, assim, extremamente versátil.
O hardware possui poucos registradores devido ao fato de possuir muitas instruções com acesso à memória e por causa da limitação do espaço no chip usado para a memória de controle.
Os processadores CISC têm a vantagem de reduzir o tamanho do código executável por já possuirem muito do código comum em vários programas, em forma de uma única instrução.