Significado de Dialogar verbo transitivo direto e intransitivo Conversar; escrever ou se expressar por meio de diálogo, de uma conversa interativa, da troca de informações, opiniões, ideias: dialogamos sobre a guerra do Oriente Médio; durante a aula, os alunos só dialogavam.
Gritar e xingar não é dialogar. Insultar, humilhar e ameaçar, muito menos! Para dialogar, é preciso falar sobre o que estamos sentindo sem brigar, sem xingar, sem gritar, sem humilhar, insultar ou ameaçar o outro.
Dialoga vem do verbo dialogar. O mesmo que: tagarela, conversa, fala.
O diálogo é uma conversa durante a qual os interlocutores, interagindo um com o outro (dialogein[1] em grego), trocam argumentos com vistas a chegar a um acordo fundamentado.
A capacidade de dialogar serve de termômetro para avaliar a vivência da fraternidade e do respeito ao outro. ... A recusa ao diálogo pode expressar fechamento sobre si e a recusa de escutar. O diálogo exige primeiramente a escuta, a disponibilidade em aprender com o outro que pensa diferente.
1 palestra, colóquio, comunicação, abocamento, conciliábulo, confabulação, conferência, congresso, conversa, conversação, converso, entrevista, fala, interlocução, palra, palratório, papo, parla, prática, prosa.
Um bom diálogo pode resolver conflitos, evitar desentendimentos, expressar sentimentos. No ambiente pessoal, ele ajuda a unir as pessoas, a deixar claro qual a importância dos outros em nossas vidas e a evitar discussões.
Há três maneiras de transcrever um diálogo: o discurso direto, o indireto e o indireto livre. O discurso direto consiste em reproduzir literalmente as palavras ditas por cada interlocutor. A fala de cada um ocupa uma ou mais linhas separada(s) e é introduzida por travessão ou aspas.
A forma mais tradicional de se escrever diálogos em língua portuguesa é o travessão (–). ... No caso da pontuação, optando por travessão, você deve iniciar a frase com travessão (–), colocar a falar do personagem, seguida de um novo travessão (–), a explicação de quem disse e, então, o ponto final.