Vieira: é um molusco de cor branca bastante apreciado na alta gastronomia. Está entre os frutos do mar com preço mais elevado. Em Porto Alegre, pode ser encontrado com coral pelo preço de R$ 261 o quilo, na loja La Gourmandise, na Rua Carlos Trein Filho, 1.100, Bairro Bela Vista.
Seu sabor delicado, "de mar", lembra o gosto da carne de lagosta quando cozida no vapor, segundo o chef Alain Uzan, do restaurante Ville Du Vin. "Todos os temperos que uso na vieira complementam sua sutileza, e não pode ser nada muito forte para não ofuscar seu sabor", completa o chef.
Vieira é um molusco de carne branca com duas conchas em forma de leque. A carne da vieira tem consistência mais firme que a de outros moluscos, como a ostra, e fica boa grelhada ou gratinada.
A carne da vieira é mais consistente do que outros moluscos, o que possibilita a multiplicidade de receitas. Assim como a ostra, ela pode ser preparada grelhada ou gratinada. Vieiras podem ser utilizadas em diversos pratos diferentes, além disso têm o sabor mais adocicado, contranstando com outros frutos do mar.
Chega à mesa em louça de cerâmica, banhada em molho teriyaki e sob uma fatia de foie gras. Flor de sal finaliza o prato, que sai por R$ 30,00.
Existem 26 calorias em Vieira (Diversas Espécies) (1 unidade de 2 grandes ou 5 pequenos)....Quantidades comuns.QuantidadeCalorias1 unidade de 2 grandes ou 5 pequenos263 oz75100 g881 lb399
A ostra é um molusco envolto por uma concha que parece pedra, fechada por fortes músculos, e tem sabor suave, porém intenso e bem marinho.
Da família dos moluscos, a carne da vieira é encontrada dentro de lindas conchas e possui uma textura mais parecida com a textura dos polvos. Mas diferente de alguns frutos do mar, ela possui um sabor mais sutil e leve.
As vieiras (nome cientifico Pecten maximus) são moluscos bivalves marinhos da família Pectinidae. Encontram-se em vários oceanos e abundantemente na América do Norte, norte da Europa, e Japão, sendo bastante apreciadas como alimento refinado.
Apesar de costumeiramente só ser consumido o músculo adutor, todo o conteúdo da vieira é comestível, exceto suas conchas. ... O coral, parte laranja-avermelhada responsável pela reprodução, que também fica dentro das conchas, pode ser aproveitado opcionalmente, por exemplo, como espessante de molhos.